Criado em 2002, o GESTRADO reúne hoje professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de pesquisadores de outras instituições (CEFET-MG, SEE-MG, SMED-BH, UEMG, UFES, UFPel) e alunos de graduação e pós-graduação.
Ao longo de sua trajetória, o GESTRADO realizou diversas pesquisas nestes eixos, não só em Minas Gerais, mas também em outros estados brasileiros e, mais recentemente, em outros países latino-americanos. Participou ativamente da RedEstrado, organizou eventos e publicações e contribuiu para a formação de estudantes desde a iniciação científica ao pós-doutoramento.
Objetivo central:
Analisar as políticas educacionais em ação – a gestão educacional e o trabalho docente – em suas diferentes dimensões.
Eixos teórico-metodológicos:
a) políticas públicas educacionais: condicionantes, pressupostos e paradigmas;
b) trabalho docente: natureza, configurações e sentidos;
c) relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente;
d) resistência e organização sindical dos trabalhadores docentes.