Pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil – TDEBB
Realizada entre os anos de 2009 e 2012, pelo Grupo de estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente –
Gestrado/UFMG, pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas,
identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a
finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Buscou-se conhecer quem é, o que faz e
em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica
no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público e em que medida as mudanças
trazidas pela nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais
da educação básica.
A pesquisa foi realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná,
Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional.
A Plataforma DataDocente
disponibiliza os principais resultados dessa investigação, cujos dados foram coletados no ano de 2009. Os
microdados e os relatórios técnicos podem ser acessados em:
https://gestrado.net.br/pesquisas/